sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fechar os Olhos e Cantar

Por que cantam os pássaros? Porque podem? Porque sabem? Porque querem?

Os estudiosos, esses que sabem algo do assunto, dizem que os pássaros cantam para atrair as fêmeas na época de acasalamento; chamar outros do bando; e até demarcar seu território. Ou seja, não passa de um instrumento biológico como o formato de seus bicos ou a cor de suas penas.

Particularmente, gosto da opinião dos poetas. Alguns cantos acalentam os corações de amantes angustiados pelas distância; o pio de alguns pássaros trazem boas notícias com o vento, como a promessa de terra à vista; já o crocitar de outras aves podem ser tão agourentos quanto a visão da própria morte. Apesar dos diferentes significados, todos eles estão em sintonia com um protagonista humano. Ah, os humanos... esse bicho que se comunica com símbolos estranhos à sua natureza.

Tanto a ciência quanto a arte tentam explicar o canto dos pássaros, mas qual será a explicação que eles nos dariam? Será que cantam porque se sentem bem? Será que cantam porque se sentem tristes? Será que cantam por amor à vida ou porque podem voar? Por que cantam enquanto voam e por que não? Terão eles alguma consciência de que são abençoados com a habilidade do vôo e que muitos bichos humanos os invejam e admiram por isso? Eles sabem o que admirar ou invejar?

Minha natureza humana impede que eu entenda os pássaros tanto quanto o contrário é igualmente impossível. Eu questiono, me pergunto, te pergunto, ao céu e ao mundo, vejo símbolos e significados onde nada mais há além de meus próprios sentimentos. E tudo que posso fazer é desejar.

Fosse eu um pássaro, cantaria a minha vida. Fecharia os olhos e cantaria até nada mais existir além do som de minha própria voz. Com o coração na ponta do bico, transformaria meu mundo em som, no meu som, em perfeita harmonia com esse desejo de despertar e universalizar, de ser e integrar. Cantaria até que o ar não mais saísse de meus pulmões, pois nada mais existiria. Até tudo virar som, eu cantaria.