segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Resoluções

Os quatro amigos formavam uma das mesas mais barulhentas do bar, como de costume. Contavam aos risos as histórias da semana e se divertiam um com a peripécia do outro. Um deles, porém, guardava seu silêncio, seu olhar errando pelo ambiente e hora ou outra fitando um de seus companheiros sem ouvir ao certo o que eles diziam.

A mesa ficava ao ar livre, logo à saída do bar, e contava com a bela vista das luzes amareladas do calçadão e do céu estrelado, parcialmente ofuscado pela iluminação artificial. No clima quente da época, a suave brisa abençoava aquela região e tornava essas mesas as mais disputadas de toda a rua.

Não demorou para que um pequeno besouro caísse sobre a mesa com o estalo típico dessas criaturas que, afobadas, se lançam como torpedos em direção aos ambientes de iluminação artificial, encontrando por vezes obstáculos colossais como janelas, basculantes ou mesas de bar para lhes interromper a trajetória. Ninguém notou o inseto à exceção do rapaz, cuja alma ausente vagava pelo limbo do desinteresse.

Besouro e rapaz se encararam por um instante que pareceu minutos completos, ambos imóveis como se um estivesse hipnotizado pela presença do outro.

Sons abafados começaram a ecoar até que a criaturinha levantou seu voo para o além, como um dardo lançado para uma das lâmpadas da rua. Rapidamente, os ecos do ambiente se tornaram discerníveis: eram as vozes dos outros três amigos na mesa. “Ei! Você está bem?”

O garoto piscou algumas vezes tentando discernir o ambiente ao seu redor. Sua mente pareceu clarear como nunca antes em sua vida, e o brilho da segurança iluminava seus olhos. Pôs as duas mãos sobre a mesa e, notando que tinha para si as atenções perplexas de seus amigos, declarou em tom solene:

“É isso. Vou tatuar o dragão”.

Levantou de sua cadeira, tomou de um só gole seu copo já suado e morno de cerveja e, sem maiores explicações, foi embora, deixando para trás os amigos confusos e imóveis, sem se preocupar com trivialidades mundanas como a conta do bar.