segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Teorias

O laptop sobre a cama exibia cenas de corpos em estado de decomposição avançada se movendo ameaçadoramente para cima de suas vítimas. Apesar da tensão da cena, seus dois telespectadores estavam sintonizados em algo diferente.

- Estou te dizendo, só pode ser algo mágico.

- 'Tá doido?! Não existe magia nas histórias de zumbi. Eles têm que ser uma doença, senão perde totalmente a lógica. - Ele revirou os olhos, ao que ela prontamente acrescentou: - 'Tá, eu sei que estamos falando de "zumbis" e que o cinema adora criar as coisas mais mirabolantes em cima dos mortos-vivos, mas essa mini-série tem que pelo menos ser convincente, como se no mundo em que vivemos houvesse uma possibilidade mínima de eles serem reais. Se forem explicar tudo como mágica ou vodu, eu paro de assistir na hora.

- Mas você tem que concordar que é a única explicação plausível, depois de todas as explicações que eles descartaram pra origem dos zumbis.

- Ninguém sabia de onde eles vieram, ou como a doença se espalhou!

- Exato! Todos os especialista imagináveis do planeta passaram meses nessas redomas tecnológicas, protegidos de todo o caos das ondas zumbis, só estudando a pior doença que a humanidade havia encontrado em toda a sua história... e nem conseguiram determinar se ela era causada por uma bactéria, um vírus, um fungo ou um protozoário. Nada! Pelo menos uma dessas quatro coisas eles tinham que ter achado. Todos eles são facilmente detectáveis, considerando o tempo que tiveram pra estudar a epidemia. Se eles não encontraram nenhum desses quatro bichinhos no corpo das vítimas, então a única explicação restante é... magia!

- Vírus não são bichos - a curta afirmação saiu automática e monotônica de sua boca, como uma nota de rodapé, e então voltou ao assunto principal: - E vai que era algo indetectável pra tecnologia que eles tinham? Ó, o único jeito de explicar zumbis com magia de forma minimamente plausível é se for a prática de zumbificação do vodu. Mas isso também não explica o efeito global da epidemia. De repente todos os praticantes de vodu resolveram transformar o mundo em servos sem cérebro que se alimentam de carne humana... e pra quê? Por que não fizeram isso antes se tinham tanto poder? Considerando o resultado, foi um grande tiro no pé.

- Deve ter alguma coisa a ver com o alinhamento dos planetas. Sempre tem. E você não sabe se o plano maligno deles deu certo. Vai que era exatamente esse caos o que eles queriam? - o tom dele era claramente debochado. Agora a moça sabia que ele estava apenas discordando dela em nome da zoeira.

- Aham, é. Se eles usarem isso na mini-série, vão perder a credibilidade. Eu estava esperando algo mais realista.

- Falando nisso, acho que perdemos uma parte da história.

- Pausa um pouco, depois a gente volta. Vamos pedir uma pizza enquanto a gente pensa na teoria. Ainda não me conformei. Tem que ter alguma pista no meio da série que indique a origem dos zumbis. Estamos deixamos passar alguma coisa.

A pizza chegou e três pedaços frios foram esquecidos sobre o balcão da cozinha. Horas depois o casal ainda discutia suas teorias sobre o documentário em forma de mini-série que retratava os primeiros anos da maior catástrofe da história da humanidade.